Acadêmico: Alcy Chueiche
Cadeira: 12
Patrono: Chafic Maluf
Membro: Titular
Seção: Letras
Eleição: 04/11/2022
Posse: 12/11/2022
Sob a presidência: José Roberto Tadros
Antecessor: –
AUTORIDADES BRASILEIRAS E LIBANESAS
CONFRADES DA ACADEMIA LÍBANO-BRASILEIRA DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS
FAMILIARES E AMIGOS
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES
Os livros que me estão trazendo a esta Academia, em sua maior parte, são romances históricos. Uma maneira de escrever, nas palavras de Eça de Queirós, que significa: Lançar sobre a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia.
Dessa forma, escrevi também um dos livros de que mais me orgulho, Jabal Lubnàn – As aventuras de um mascate libanês, onde conto a vida de meu avô, JULIÃO CHEUICHE, nascido nas montanhas do Líbano.
É ele o imigrante que desejo homenagear neste momento, a raiz dadivosa de milhares de filhos, netos, bisnetos e tataranetos, com suas respectivas descendências que, depois de um século e meio, se espalham do sul ao norte e do leste ao oeste do Brasil. Em nome deles, principalmente, e de todos os imigrantes libaneses, homens, mulheres e crianças, é que me sinto merecedor de tomar posse nesta Academia, sob a égide do patrono CHAFIC MALUF.
Quero também homenagear, neste momento, o homem mais culto e generoso que dirigiu os destinos da nação brasileira e que realizou seu sonho de conhecer o Líbano. Refiro-me ao Imperador DOM PEDRO II, que deixou para a posteridade as seguintes palavras:
14 de novembro de 1876
Partida a cavalo de Beirute às quatro da madrugada para Baalbek e Damasco. Bela estrada de onde se vê do alto da cordilheira do Monte Líbano o promontório onde está a cidade, estendendo-se de um lado à costa para o Norte em direção de Trípoli e do outro para o sul na direção de Sídon e Haifa.
Naquela ocasião, nosso Imperador, que começava a dominar a língua árabe e estava traduzindo as Mil e Uma Noites, atravessou a cidade de Zahlè, onde vivia meu avô ainda menino. E, Zahlè, denominada de O Escudo Cristão, teve rebatizada sua rua principal com o nome de BRASIL.
Foi exatamente naquele dia que brotou na mente de JULIÃO CHEUICHE a ideia de seguir os passos de DOM PEDRO II em direção ao nosso país.
Passos que hoje me estão trazendo a este sodalício.
LONGA VIDA À ACADEMIA LÍBANO-BRASILEIRA DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS!
MUITO OBRIGADO.
Em breve