Acadêmico: Raimundo Fagner
Cadeira: 28
Patrono: Tunai
Membro: Titular
Seção: Artes (Música)
Eleição: 04/11/2022
Posse: 12/11/2022
Sob a presidência: José Roberto Tadros
Antecessor: –
Raimundo Fagner Cândido Lopes, mais conhecido apenas como Fagner é um cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor brasileiro, e um dos integrantes do chamado Pessoal do Ceará.
O nome de Fagner vem sendo incluído na lista dos maiores cantores de música latina, principalmente pela sua filiação com outros músicos latinos não-brasileiros, como Mercedes Sosa.
Nascido em Fortaleza, capital do Ceará, foi registrado e se considera nascido no município de Orós, onde cresceu, passou a infância e ainda visita regularmente. É o mais jovem dos cinco filhos de José Fares Haddad Lupus, imigrante libanês do vilarejo de Ain Ebel, região de Bint Jbeil na província de Nabatiye, sul do Líbano, que também era cantor, e Francisca Cândido Lopes.
Foi do pai que ele herdou o gosto pela música e também um certo lamento característico do canto árabe.
Entre seus muitos sucessos, destaca-se a canção “Mucuripe”, composta em parceria com Belchior, foi um dos seus primeiros sucessos, e além de ser conhecida na sua voz, foi gravada por Elis Regina, Roberto Carlos e Zé Ramalho.
Fagner ajudou a lançar vários nomes do Nordeste brasileiro, incluindo Zé Ramalho, Elba Ramalho, Amelinha e Robertinho de Recife.
Fagner é um ídolo e artista consagrado no Brasil e internacionalmente.
Dedico à história de meu pai, José Fares Lopes, o carinho com que seu sou recebido pela Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências.”