Acadêmica: Cristina Ayoub Riche
Cadeira: 33
Patrono: Alphonse Nagib Sabbagh
Membro: Titular
Seção: Letras
Eleição: 04/11/2022
Posse: 12/11/2022
Sob a presidência: José Roberto Tadros
Antecessor: –
Cristina Ayoub Riche é professora aposentada e ex-ouvidora-geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e presidenta do Conselho Diretivo do Instituto Latinoamericano del Ombudsman – Defensorías del Pueblo (ILO). É mestre e doutora pelo Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ.
É advogada, membro fundadora da Red Iberoamericana de Defensorias Universitarias (RIdDU) e sócia-fundadora do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.
Foi professora da Faculdade de Letras da UFRJ e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza Almeida e do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da UFRJ.
Criou as ouvidorias da UFRJ e do BNDES e, pela mesma universidade, possui bacharelado e licenciatura plena em Português/Árabe, e pós-graduação em língua e literatura árabes. Foi Chefe do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da UFRJ.
Fez parte da equipe que elaborou, nos países de língua portuguesa, o primeiro dicionário Árabe/Português/Árabe, de autoria do Monsenhor Alphonse Nagib Sabbagh. Integrou a equipe do Setor de Estudos Árabes que traduziu o livro Contos Marroquinos Modernos.
Integrou o rol de autores que escreveram artigos sobre a obra de Salim Miguel, em homenagem aos 50 anos de produção literária do referido autor. No campo do Direito tem livros e artigos sobre Lei de arbitragem e mediação de conflitos e ouvidorias públicas.
Em 2022, recebeu a Medalha Minerva do Mérito Acadêmico, pelo conjunto de suas contribuições para a UFRJ.
“Letras, artes e ciências são caminhos para um mundo mais justo, solidário e poético! O surgimento da ALB é um marco feliz para nós que temos a honra de participar de sua fundação e, certamente, também será para os que conhecerem suas narrativas, histórias e força diaspórica. A Academia nasce resplandecente como uma linda fênix e forte como os cedros do nosso Líbano!”
Em breve