Acadêmica: Soraya Soubhi Smaili
Cadeira: 16
Patrona: Samira Nahid Mesquita
Membro: Titular
Seção: Ciências (Pesquisa)
Eleição: 04/11/2022
Posse: 12/11/2022
Sob a presidência: José Roberto Tadros
Antecessor: –
Professora Titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.
Ocupa a Cadeira 36 da Academia Nacional de Farmácia. Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1985), realizou Mestrado, Doutorado e Livre-Docência pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP.
Pós-doutorados na Thomas Jefferson University e no National Institutes of Health (NIH). Foi Pesquisadora Visitante no NIH e fellow da Fogarty Foudation.
Estabeleceu e coordenou os Laboratórios de Microscopia de Alta Resolução, Microscopia Confocal e o Laboratório de Sinalização e Morte Celular. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Farmacologia da Unifesp.
Foi Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), membro do Diretorio Nacional da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); da Iniciativa da Ciencia e Tecnologia no Parlamento; do Conselho do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB); do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) da Presidencia da República; do Conselho da Associação de Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM).
Foi Presidente da Comissão de CT da Andifes; Presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio da Unifesp (FapUnifesp).
Atualmente, integra o Comitê Diretor (Board of Directors) da Sociedade Internacional de Morte Celular (International Cell Death Society, ICDS).
É membro do Conselho da Aliança Francesa, Conselho Consultivo da Rede Nossa São Paulo, Conselho Administrativo Superior da Câmara do Comercio Árabe Brasileira e também coordenadora o grupo de Ciência e Saúde do Grupo Mulheres do Brasil.
Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de morte celular, neurodegeneração e envelhecimento, e políticas públicas para a Educação e Ciência.
É bolsista produtividade CNPq nivel 1. Em 2012 foi eleita para o primeiro mandado como Reitora da Unifesp para mandato 2013-2017 e reeleita em 2016 para o mandato 2017-2021.
Na área da Cultura atuou na fundação do Instituto da Cultura Árabe, tendo sido sua primeira presidente, em 2004. Como tal também atuou para a criação e curadoria de mostras e atividades artísticas e culturais. Idealizou a criação da Mostra Mundo Árabe de Cinema, realizada a cada ano e que em 2022 chegou à 17ª edição.
Atualmente também ocupa a Presidência de Honra da Cátedra de Estudos Edward Said da Unifesp.
Em 2021 criou o Centro de Saúde Global da Unifesp e coordenadora do Centro de Estudos Sociedade Universidade e Ciência (SOU_CIENCIA) dos quais é coordenadora.
A criação da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências (ALB) é uma iniciativa que é de grande orgulho para todos nós descendentes de libaneses. Ela tem como objetivo cultivar e preservar a criatividade literária, intelectual, artística e os valores culturais do Líbano e dos árabes no Brasil. Será uma instituição de excelência, pois preza pela tradição ancestral de valorização da arte e da ciência, que são elementos estruturais da condição da formação humana e da civilização.
Sob a liderança do Acadêmico Carlos Nejar, presidente de honra da Academia, trabalharemos em prol da Educação, Arte e Ciência, cultivando e aprimorando a interface e entre as culturas do Brasil e do Líbano.