Acadêmico de Honra:
Gabriel Yared
Sob a presidência: José Roberto Tadros
Gabriel Yared é um compositor libanês multi-premiado que compôs várias trilhas sonoras para cinema.
Yared tem formação de música erudita e jazz. Estudou em colégio jesuíta no Líbano. Teve aproximação com as obras de Johann Sebastian Bach, Pachelbel, Messiaen, Schumann, Liszt, César Frank e outros compositores. Aos 14, compôs sua primeira valsa.
Pianista e arranjador renomado, mudou-se para Paris em 1969 onde, depois de estudar na École Normale de Musique, tendo aulas de composição com Henri Dutilleux.
Em 1971, residiu um ano e meio no Brasil, a propósito de ser representante do Líbano no Festival Internacional da Canção, promovido pela Rede Globo de Televisão. Ganhou o prêmio de primeiro lugar. Nessa ocasião, tornou-se amigo dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Ivan Lins, Jorge Ben, Edu Lobo e Elis Regina.
Em seu retorno à França, começou a trabalhar para nomes da Música francesa como Mireille Mathieu, Charles Aznavour, entre outros. No início dos anos 80, já fazia jingles para a TF1 (Television Française 1), bem como jingles para rádio. Sua transição para o Cinema foi natural.
Yared fala fluentemente em inglês, francês e português.
Em 2002, ministrou uma palestra na Aliança Francesa brasileira, em São Paulo, onde estavam presentes o crítico de cinema Rubens Ewald Filho e a filha de Elis Regina, que tempos depois se tornou a famosa cantora Maria Rita.
Gabriel Yared reside em Paris, na França.
Em breve